Marcos Históricos
Após quase um ano e meio de intensas negociações, em um processo participativo que envolveu diferentes atores, os delegados dos oito Países-Membros da OTCA, em uma reunião realizada em 21 de maio de 2021, aprovaram de forma consensual o Programa Regional de Diversidade Biológica para a Bacia/Região Amazônica da OTCA. A aprovação coincidiu com a comemoração do Dia Internacional da Diversidade Biológica, cujo tema em 2021 era “Somos parte da solução”. Com isso, a OTCA somou-se ao esforço de contribuir a alcançar os objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
Em 1º de julho, o Programa Regional de Diversidade Biológica para a Bacia/Região Amazônica da OTCA foi oficialmente lançado, comemorando os 43 anos do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA). O webinar de lançamento contou com a participação de representantes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (CEPAL) e dos oito países amazônicos – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Com suporte do “Projeto OTCA Biomaz: Gestão regional da biodiversidade amazônica”, implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), foi estruturado e aprovado o Plano de Ação de Comunicação para promover e consolidar o Programa Regional de Diversidade Biológica da Bacia/Região Amazônica como um marco de gestão da diversidade biológica e de proteção do conhecimento tradicional dos povos indígenas, comunidades locais e tradicionais na Região/Bacia Amazônica. Entre as ações do plano estão o relacionamento com imprensa e influenciadores, a presença em mídias sociais e eventos, a capacitação em comunicação de comunicadores locais e ações de visibilidade institucional – como a criação de um nome fantasia para o programa, um site e demais materiais de comunicação.
Primeira atividade do Programa Regional de Diversidade Biológica da Bacia/Região Amazônica, a análise rápida do estado da diversidade biolóQica e dos ecossistemas é realizada em parceria com o instituto de pesquisa Alexander von Humboldt da Colômbia. A primeira reunião de autores da análise ocorreu em 08 de outubro de 2021, com a participação de 116 pessoas, incluindo autores, coordenadores de capítulo e co-presidentes, selecionados pelos Países Membros para liderar a elaboração da análise. A reunião também contou com a presença da presidente da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), Ana María Hernández, e representantes das avaliações nacionais da Colômbia e do Brasil.