Nos dias 27 e 28 de abril de 2023, ocorreu uma reunião com os membros do Comitê Científico para a apresentação dos resultados da “Avaliação Rápida da Diversidade Biológica e Serviços Ecossistêmicos da Bacia/Região Amazônica”. Neste espaço, também participaram os autores coordenadores da Avaliação, que apresentaram os alcances, os resultados e as principais conclusões deste exercício, assim como as lacunas de informação para cada um dos capítulos do Documento Técnico da Avaliação, incluindo também o documento Resumo para Tomadores de Decisão. O objetivo da reunião foi avaliar a respeito dos conteúdos da Avaliação por parte dos membros do Comitê Científico, e assim como obter seu apoio para a edição final e publicação.
A reunião foi organizada com a liderança da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA e com o apoio do Instituto Alexander von Humboldt da Colômbia e do Projeto Biomaz da GIZ/OTCA.
Para comprender melhor a situação e as tendências da diversidade biológica e dos serviços ecossistêmicos na Região Amazônica, bem como suas inter-relações, oportunidades e eficácia das respostas às ameaças atuais, a OTCA coordenou um grupo de 118 autores especialistas dos países amazônicos com o foco em desenvolver durante os anos de 2021-2023 uma Avaliação Rápida sobre o estado da diversidade biológica e dos serviços ecossistêmicos na Região, seguindo a metodologia e o marco conceitual da Plataforma Intergovernamental Político Normativa sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – IPBES, com base na compilação de informações e evidências científicas e de outros sistemas de conhecimento, incluindo o conhecimento tradicional dos Povos Indígenas e Comunidades Locais.
Após a elaboração de ambos documentos da Avaliação pela equipe de autores sob a orientação e orientação dos respectivos coordenadores e entregues em sua segunda versão no final de 2022, eles foram disponibilizados em inglês e espanhol para comentários de especialistas externos de todo o mundo, incluindo os oito (8) países membros da OTCA (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela). Eles foram revisados, sistematizados e ajustados, resultando nos documentos finais apresentados na reunião de 27 e 28 de abril ao Comitê Científico da Avaliação.
Espera-se que esta importante Avaliação, bem como seus produtos e resultados, constituam insumos estratégicos que forneçam informações relevantes, oportunas e rigorosas para a tomada de decisões, fortalecendo a interface ciência, política e sociedade, com o objetivo de direcionar processos adequados de desenvolvimento sustentável na Região e contribuir para a implementação de políticas públicas efetivas, com base em descobertas, dados científicos e técnicos para os tomadores de decisão e outros atores sociais relacionados à gestão sustentável da biodiversidade.
Nesse contexto, destaca-se, que esta Avaliação Rápida permitiu avançar em algumas considerações substanciais que marcam diferenciais elementos e de valor agregado, e, que complementam outros exercícios de pesquisa e geração de informação e conhecimento sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos na Região Amazônica. Além disso, reconhece-se o trabalho e dedicação de todas as pessoas que colaboraram neste processo.
O Projeto Biomaz da OTCA apoia o Programa de Biodiversidade da OTCA no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas na América Latina.
Para mais informações: http://otca.org/ctp_otca_projetos/proyecto-otca-biomaz/
Add a Comment