Giant tree in the jungle of the Amazon

Aprovado Programa Regional sobre Diversidade Biológica para a Região Amazônica

Delegados dos 8 Países Membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) comemoraram no último 22 de maio (Dia Internacional da Diversidade Biológica) a aprovação do Programa Regional sobre Diversidade Biológica para a Bacia do Rio  Amazonas/Região Amazônica, alcançada durante reunião realizada na sexta feira 21 de maio de 2021.

Construído de forma participativa durante o ano de 2020, e durante os primeiros meses deste ano, o Programa Regional de Diversidade Biológica da OTCA será o marco orientador para o desenvolvimento e implementação de ações estratégicas de Cooperação Regional em matéria  de biodiversidade na região amazônica, refletindo desta maneira uma visão compartilhada de conservação e uso sustentável da diversidade biológica.

O Programa tem por objetivo melhorar a gestão da diversidade biológica e a proteção dos conhecimentos tradicionais dos Povos Indígenas, Comunidades Locais e outras Comunidades Tribais da Bacia do Rio Amazonas/Região Amazônica, por meio de ações de colaboração e cooperação de curto, médio e longo prazo, que permitam  alcançar os objetivos do CDB, seus instrumentos de gestão e os objetivos e metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento  Sustentável; reconhecendo as visões, enfoques, modelos e instrumentos implementados conforme a normativa nacional dos Países Membros.

Os componentes do Programa são:

  1. Análises científicas regionais do estado, tendências e as causas da perda de diversidade e deterioração dos benefícios dos ecossistemas/ funções ambientais/ serviços ambientais/ contribuições da natureza para os povos na Bacia do Rio Amazonas/Região Amazônica, bem como dos avanços na restauração e a sustentabilidade no uso da diversidade biológica;
  1. Mecanismos e instrumentos regionais de apoio à conservação, restauração, gestão florestal e ao uso sustentável dos componentes da diversidade biológica;
  1. Fortalecimento das capacidades nacionais para a gestão da diversidade biológica com impacto regional;
  1. Planejamento estratégico e fortalecimento institucional da OTCA;

A aprovação do Programa Regional de Diversidade Biológica da OTCA coincide com a comemoração do Dia Internacional da  Diversidade Biológica, cujo tema em 2021 é “Somos parte da solução”. Com isto, a OTCA e os seus Países Membros somam-se ao esforço de contribuir a alcançar  os objetivos do Convênio de Diversidade Biológica (CDB).

11maio

OTCA realiza primeira reunião do comitê científico para a avaliação rápida da diversidade biológica e serviços ecossistêmicos na região Amazônica

A avaliação seguirá a a metodologia da Plataforma Intergovernamental para a Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES).

Nesta quarta-feira, 12 de maio de 2021, sob a coordenação da Secretária Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, Alexandra Moreira, foi realizada a primeira reunião com o Comitê Científico no contexto do documento aprovado pelos países relativo a uma “Avaliação Rápida da Biodiversidade e dos Serviços Ecossistêmicos na Região Amazônica”. A reunião foi conduzida pelo Diretor Executivo da OTCA, embaixador Carlos Lazary.

A avaliação regional será sob o formato conceitual e metodológico da Plataforma Intergovernamental para a Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES).

A reunião teve por objetivo a instalação do Comitê Científico e início formal do trabalho para o desenvolvimento da “Avaliação Rápida”. A partir da integração deste grupo científico, espera-se também informar a todos os participantes sobre o processo para o desenvolvimento da Avaliação, esclarecer os papéis dos especialistas indicados pelos Países Membros da OTCA, definir as responsabilidades dos membros do Comitê Científico, além de acordar sobre os passos a seguir em roteiro de trabalho conjunto.

A coordenação técnica dos trabalhos realizados pelo Comitê Científico estará a cargo da OTCA com a cooperação do Instituto de Investigação de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt, sediado na Colômbia. Em consideração ao contexto de pandemia, todas as reuniões estão sendo realizadas de maneira virtual, dando continuidade a todas as interações previstas no âmbito do Programa de Diversidade Biológica para a Região Amazônica da OTCA.

Os resultados alcançados a partir dos trabalhos do Comitê Científico contribuirão ao alcance esperado de disponibilização de informações científicas sobre o estado da biodiversidade e recomendações sobre as necessidades de ação a nível regional.

Este estudo de avaliação rápida será uma parte crucial do Programa de Diversidade Biológica para a Região Amazônica, que está atualmente sendo negociado pelos oito Países Membros da OTCA.