No âmbito da 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 15) em Montreal, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), por meio do projeto BIOMAZ, realizou, nesta quinta-feira (8/12), o evento paralelo de pré-lançamento da Avaliação Rápida de Diversidade Biológica e Serviços Ecossistêmicos na Região Amazônica.
O evento híbrido, que contou com mais de 100 participantes, foi aberto pela secretaria geral da OTCA, Alexandra Moreira e moderado pelo pesquisador Rodrigo Moreno, do Instituto Alexander von Humboldt, parceiro da OTCA.
A agenda do evento foi composta por um painel de abertura que teve a participação da presidente da Plataforma Intergovernamental Ciência-Política sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), Ana Maria Hernández; do diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, embaixador Leonardo Athayde; da coordenadora estratégica do Painel Científico pela Amazonia (SDSN), Emma Torres e; da oficial sênior da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), Jillian Campbell.
Na ocasião, a secretaria geral da OTCA destacou a importância da Avaliação para a região amazônica. “Esta Avaliação é uma demonstração do empenho da OTCA na procura e promoção de um modelo alternativo de desenvolvimento que preserve a floresta em pé, conservando a biodiversidade e, ao mesmo tempo, gerando oportunidades socioeconómicas e de desenvolvimento para seus habitantes”. Também disse que as mudanças climáticas afetam negativamente a Amazônia, onde três quartos estão perdendo sua resiliência a esses impactos, diminuindo os benefícios que as pessoas recebem da natureza.
Já o chefe da delegação brasileira, embaixador Athayde, reiterou o papel da OTCA na coordenação de ações em prol da boa gestão da biodiversidade amazónica.
Formando o painel de alto nível para o pré-lançamento da Avaliação, Emma Torres, felicitou a OTCA e salientou a importância dos esforços conjuntos para a região.
No seguinte painel, os resultados preliminares da Avaliação entre eles, análises sobre a biodiversidade, a economia e a sociedade da região amazônica foram apresentadas pela copresidente da Avaliação Rápida, Sandra Acebey.
No segundo bloco, representantes dos Países Membros e científicos realizaram reflexões sobre a Avaliação e seus resultados preliminares e sobre os próximos passos e medidas a serem tomadas. Esse bloco teve a participação do diretor geral de Geopolítica de Viver e Bem-estar e Política Exterior da Vice-presidência da Bolívia, Diego Pacheco; do cientista Braulio Dias, do Painel Científico pela Amazônia (SDSN) e, outros.
Logo após, foram abertas perguntas do público, a fim de discutir e trazer mais diálogos para o evento e responder dúvidas sobre o processo da Avaliação e suas descobertas.