27janeiro

OTCA reúne cientistas e pesquisadores para discutir as lacunas de informação sobre o estado da biodiversidade na Amazônia

Com o objetivo de identificar lacunas de informação sobre o estado da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos na Região Amazônica e estabelecer um diálogo com os diferentes pesquisadores, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) realizou o workshop Científico da Amazônia.

Esta reunião técnica, realizada em 24 de janeiro, reuniu mais de 100 pesquisadores, entre autores, coordenadores e representantes da Avaliação Regional das Américas da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES); das avaliações nacionais da Colômbia e do Brasil; do relatório do Painel Científico da Amazônia; e copresidentes, coordenadores, autores e membros do Comitê Científico da Avaliação Rápida da Diversidade Biológica e Serviços Ecossistêmicos na Região Amazônica da OTCA.

Durante o evento, os representantes das diferentes avaliações e coordenadores partilharam os principais resultados, bem como as experiências e lacunas identificadas no âmbito dessas iniciativas.

As informações obtidas servirão de subsídios para a Avaliação Rápida da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos na Amazônia, desenvolvida no âmbito do Programa de Diversidade Biológica da Região Amazônica da OTCA. está iniciativa conta com o apoio do projeto de cooperação OTCA Biomaz e a assessoria do Instituto Humboldt da Colômbia.

Entre os resultados, destaca-se a identificação das principais lacunas de informação no contexto amazônico, tais como a organização das informações sobre a bioprospecção na região; o reconhecimento pelo valor agregado da Avaliação Rápida que a OTCA está desenvolvendo; e a identificação de mecanismos de intercâmbio de informação para que os autores da Avaliação Rápida da OTCA possam interatuar e trocar informações com as iniciativas já implementadas.

Essas conclusões contribuirão para o desenvolvimento da Avaliação Rápida da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos na Amazônia, e também apoiarão o trabalho dos autores a fim de evitar a duplicação de esforços e conseguir o valor adicional desta iniciativa.

Atualmente, a OTCA coordena a Avaliação Rápida da Diversidade Biológica e Serviços Ecossistêmicos na Região Amazônica, desenvolvida por uma equipe de especialistas de diferentes disciplinas da região de forma independente e pessoal, utilizando o marco conceitual e metodológico da IPBES.